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6º A




BOM ANO LETIVO 2011/2012



RELEMBRANDO O ANO ANTERIOR:


Pauta com as Notas Musicais

Onde se escrevem as notas? Escrevem-se do grave para o agudo, intercalando linhas com espaços. A pauta tem ainda linhas e espaços suplementares inferiores e superiores. O Dó grave, por exemplo, escreve-se na 1.ª linha suplementar inferior.

Dó na linha
Ré no espaço
Mi na linha
Fá no espaço
Sol na linha
Lá no espaço
Si na linha
Dó no espaço





Posições da flauta de bisel






















O TIMBRE


















O SOM

O som não se vê, não se sente, não se cheira, não se toca, apenas se ouve, mas está sempre presente em tudo o que nos rodeia. O som resulta de uma vibração e propaga-se pelo ar, através de ondas sonoras.
A música é feita de sons e de silêncios combinados de uma maneira harmoniosa e agradável ao ouvido.























Fontes sonoras Convencionais
Não Convencionais



O que é uma fonte sonora?
- Uma fonte sonora é tudo o que possa provocar som, como por exemplo um cão (ladrar), um carro (a passar), um violino (a tocar), a chuva a cair etc.

Os sons podem-se classificar em fontes sonoras convencionais e não convencionais.

As Fontes Sonoras convencionais são as produzidas por instrumentos musicais.

As Fontes Sonoras não convencionais são as produzidas por objectos, pelo miar de um gato, trovoada, trabalhar de um tractor, entre outros.

Com a ajuda de um gravador ou com o teu telemóvel, podes gravar fontes sonoras convencionais e não convencionais e trazeres para a aula, seria uma boa maneira de exercitares o teu ouvido e dares a ouvir aos teus colegas para eles identificarem qual a fonte sonora.




Fontes sonoras Convencionais








Fontes sonoras Não Convencionais




É claro que também podes criar música com algumas fontes sonoras Não Convencionais, senão repara nestes 2 vídeos: 











A música do nosso corpo

É claro que também podemos fazer sons com o nosso corpo para criar música.


A percussão corporal é a criação de ritmos/melodias utilizando os sons do nosso corpo: voz, estalinhos, palmas, etc..

Observa:





















A PULSAÇÃO


A Pulsação é um batimento regular que sentimos quando ouvimos uma música.

Em todas as músicas sentimos a pulsação e podemos marcá-la com batimentos corporais ou com instrumentos.















ALTURA DEFINIDA E 
ALTURA INDEFINIDA



Quando ouvimos diferentes instrumentos, verificamos que alguns tocam notas musicais e outros produzem um ou mais sons que não correspondem às notas musicais.

Os instrumentos cujo som ou sons correspondem a notas musicais têm altura definida e aqueles cujo som não se traduz em notas musicais têm altura indefinida.

Por ex:


Assim, dividimos os instrumentos musicais em dois grupos:


instrumentos de altura definida ou determinada e instrumentos de altura indefinida ou indeterminada.


















A INTENSIDADE


A Intensidade dos sons é a "força" com que os sentimos, o volume.

Os sons podem ter intensidades diferentes: um avião ao levantar voo faz um som muito forte, muito intenso; quando dizermos um segredo falamos com uma voz fraca, pouco intensa.




















INSTRUMENTOS 
DA SALA DE AULA
- Orquestra Orff




Os Instrumentos da Sala de Aula são também chamados Instrumentos Orff, pois foi o compositor, maestro e pedagogo Carl Orff que agrupou e implementou, na disciplina de Educação Musical, estes instrumentos.

Carl Orff   




Famílias da Orquestra Orff









Os instrumentos da sala de aula dividem-se em três famílias de acordo com o material que produz o som:


Família das Madeiras - o som é produzido pela vibração da madeira;



Família dos Metais - o som é produzido pela vibração do metal;



Família das Peles - o som é produzido pela vibração de uma pele (membrana) esticada.




Cada um dos instrumentos é representado por um símbolo fácil de ser identificado por alunos de todas as faixas etárias.

Por ex:
























A DURAÇÃO dos sons

Os sons têm diferentes durações. Existem sons longos, sons curtos, sons muito longos,...

Para medir a duração de um som contamos o número de pulsações que ele demora.














As Figuras Musicais


Para representarmos a duração dos sons utilizamos as Figuras Musicais.

As que precisas de saber no momento:



Por ex:
A duração da semibreve é duas vezes maior do que a duração da mínima, isto é, a mínima vale metade da semibreve.









A duração da mínima é duas vezes maior do que a duração da semínima, isto é, a semínima vale metade da mínima.







A duração da semínima é duas vezes maior do que a duração da colcheia, isto é, a colcheia vale metade da semínima.




GRÁFICO EXPLICATIVO:

















O silêncio na música

A música é feita de SONS mas também de momentos de SILÊNCIO.

Para representar o silêncio na música são utilizadas as Pausas Musicais:

As que precisas de saber no momento:





* A duração da pausa de semibreve é o dobro da duração da pausa de mínima.
* A duração da pausa de mínima é o dobro da duração da pausa de semínima.
* A duração da pausa de semínima é o dobro da duração da pausa de colcheia.







RESUMINDO:

















REALCE TÍMBRICO

Realce Tímbrico é quando um timbre de um instrumento ou voz se destaca e sobressai em relação a outros timbres.

Repara como o timbre do violoncelo e o timbre da flauta de pã são realçados, entre os demais instrumentos que os acompanham:











HARMONIA TÍMBRICA


Harmonia tímbrica é quando nenhum timbre vocal ou instrumental sobressai ou se destaca em relação a outros timbres.


























A Flauta de Bisel

A Flauta de Bisel pode também ser chamada de Flauta Doce devido ao seu timbre suave.

A Flauta de Bisel divide-se em três partes: cabeça, corpo e pé.




A Família das Flautas de Bisel

As flautas de bisel podem ter vários tamanhos. Quanto maior for a flauta mais grave é o seu som.

Aqui estão cinco elementos que constituem a família das flautas de bisel.







As notas musicais na Flauta de Bisel soprano 

Dedilhação alemã

















Semelhança Tímbrica e Contraste tímbrico

       Todos os instrumentos têm timbre diferente, contudo se o timbre de um instrumento é muito parecido com o timbre de outro instrumento existe entre eles Semelhança Tímbrica.


        Quando há semelhança entre o timbre de dois instrumentos, ao tocarem simultaneamente, é muito difícil distingui-los.





 Se o timbre de um instrumento é muito diferente do timbre de outro instrumento, existe entre eles
Contraste Tímbrico.


        Ao tocarem ao mesmo tempo, dois instrumentos com um timbre contrastante distinguem-se facilmente.















A Altura - Registos Agudo, Médio e Grave

Ao ouvirmos o som das flautas de bisel verificamos que apesar do seu timbre ser semelhante o seu registo é diferente. 

- O som da flauta sopranino é mais agudo (fininho, alto) do que o som da flauta de bisel baixo.




Exemplos:
SOPRANINO - Agudo



BAIXO - Grave










O Andamento

O Andamento é a "velocidade" da música.

É a marcação da pulsação que nos indica o andamento de uma peça musical: se a pulsação é lenta o andamento da música é lento, se a pulsação é rápida o andamento também é rápido.

Existem vários andamentos na música. Presto (rápido), Moderato (moderado) e Adaggio (adágio, lento) são três desses andamentos.




O andamento é determinado pelo número de pulsações por minuto - ppm.
As andamentos mais utilizados na música são:






A indicação do andamento de uma peça musical encontra-se no início da partitura.




Variação do Andamento

Durante uma peça musical o andamento pode variar: pode ficar mais rápido ou mais lento.
 Deste modo, a pulsação também vai ficando mais rápida ou mais lenta.


Se o andamento de uma peça musical ficar gradualmente mais rápido, acelerar, existe um accelerando(accel.).


Se o andamento de uma peça musical ficar gradualmente mais lento, abrandar, existe um
ritardando (rit.).














Relembrando:



A Intensidade


        A Intensidade dos sons é a "força" com que os sentimos, o volume.

        Os sons podem ter intensidades diferentes:  um avião ao levantar voo faz um som muito forte, muito intenso; quando dizermos um segredo falamos com uma voz fraca, pouco intensa.



Variação da Intensidade - Dinâmica

        A Intensidade pode variar ao longo da música. 









Forma - Ostinato

        ostinato é a  repetição insistente de um motivo rítmico,  melódico ou rítmico-melódico.









As  Notas Musicais


        As notas musicais (naturais) são 7:

                                          DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI.

    As notas musicais escrevem-se na pauta.



A PAUTA MUSICAL

        A pauta musical ou pentagrama é o conjunto de
 5 linhas 4 espaços paralelos e equidistantes, onde se escreve a música. 




 As linhas e os espaços da pauta contam-se de baixo para cima.


Se as linhas e os espaços da pauta não são suficientes para escrever
 todas as notas musicais que necessitamos utilizamos 
espaços e/ou linhas suplementares superiores e/ou inferiores.




A CLAVE

        A clave é um símbolo musical que indica a posição das notas musicais
 na pauta.

        Existem três claves:






Clave de Sol

  Clave de Sol indica a posição da nota Sol na pauta.
  Se colocarmos a clave de sol na 2.ª linha da pauta,
 a nota sol está na 2.ª linha.



Ao sabermos a posição da nota Sol podemos descobrir a posição das restantes
 notas musicais.











A Escala
 Uma escala é o conjunto de várias notas musicais sucessivas e ordenadas.

  Damos à escala o nome da primeira nota a que chamamos tónica.





- A Escala Diatónica de Dó

 Esta escala tem 7 notas musicais diferentes: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. 
A oitava nota é igual à tónica (uma oitava mais aguda).




Se a escala for construída "a subir" (a partir da nota mais grave para a nota mais aguda) 
dizemos que está escrita na forma ascendente.

 Se a escala for construída "a descer" (a partir da nota mais aguda para a nota mais grave) 
dizemos que está escrita na forma descendente.






- Escala Pentatónica

        A escala pentatónica é uma escala constituída por 5 notas musicais diferentes: 
dó, ré, mi, sol, lá.







Instrumentos musicais - Famílias


Os instrumentos musicais acústicos estão agrupados em quatro famílias
AerofonesCordofonesMembranofones e Idiofones.

        Oa Aerofones são instrumentos que produzem som através da passagem de ar. alguns aerofones têm um fole - acordeão, gaita-de-foles, e outros utilizam o sopro - flauta, saxofone.




Os Cordofones são todos os instrumentos que utilizam uma ou mais cordas esticadas para produzir som -  violino, harpa,  piano.





Os Membranofones produzem som através de uma ou mais membranas (peles) esticadas - bombo, tamborim, bongós.



No caso dos Idiofones é o próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tensão - reco-reco, clavas, pratos.


Existe ainda a família dos Electrofones, que engloba todos os instrumentos eléctricos/electrónicos.
















FÁBULA SINFÓNICA "O PEDRO E O LOBO"
















A Orquestra Sinfónica




CORDOFONES - Cordas

Ao grupo das cordas pertence a família dos violinos - violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo, que se tocam utilizando um arco - instrumentos de corda friccionada.

Pertence também ao grupo das cordas a Harpa. Neste instrumento as cordas são dedilhadas.













AEROFONES - Madeira


Pertencem aos sopros de madeira a flauta tranversal, o clarinete, o oboé e o fagote.















AEROFONES - Metal

Aos aerofones de metal pertencem o trompete, a trompa, o trombone de vara e a tuba.













PERCUSSÃO - Membranofones


Os membranofones da orquestra sinfónica são os timbales, o bombo, a caixa de rufopandeireta.


















PERCUSSÃO - Idiofones

O triângulo, os pratos, sinos tubulares, o gongo, a marimba são alguns dos idiofones presentes na orquestra sinfónica.
















A ORQUESTRA SINFÓNICA






Formação da Orquestra Sinfónica

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